Para que seja possível atender todas as necessidades e exigências logísticas dos clientes, especialmente no transporte de cargas, existem diversas modalidades de entregas, os quais cada uma tem como objetivo lidar com diferentes particularidades de demandas.
Dessa maneira, entre as principais formas de entregas tem-se atualmente o transporte de cargas de lotação e o fracionado. Sendo que, o primeiro refere-se ao tipo de carregamento onde a mercadoria transportada é de um único cliente, e que a carga ocupa toda capacidade do veículo. Já o segundo, é a modalidade cuja mercadoria transportada é de diferentes remetentes e são destinados para múltiplos destinatários, além de compreender a união de pequenas remessas, isto é, há o compartilhamento do veículo.
Diante do exposto, a fim de entender melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos a diferença entre o transporte de cargas de lotação e o transporte fracionado. Confira:
O que é e como funciona o transporte de cargas de lotação?
Também conhecido como transporte de cargas fechadas, essa modalidade contempla o processo de uma carga completa que ocupa todo espaço disponível do veículo. Sendo assim, normalmente é mais eficiente para grandes volumes de mercadorias de um único remetente para um único destinatário, isso significa que não há compartilhamento de espaço com mercadorias de outros remetentes.
Além do mais, no transporte de cargas de lotação, a transportadora realiza a entrega da carga indo diretamente ao destino, sem a necessidade de efetuar demais entregas ao longo do percurso. Outro ponto importante, é que, como a carga é consolidada em um único veículo, reduz a manipulação e o risco de danos.
Logo, esse tipo de serviço é vantajoso para empresas que possuem uma grande quantidade de mercadorias para serem enviadas, ou ainda, para mercadorias que precisam ser transportadas sozinhas em um veículo exclusivo, com intuito de garantir maior segurança e integridade dos produtos.
O que é e como funciona o transporte de cargas de fracionado?
O transporte de cargas fracionado abrange a coleta e entrega de pequenas quantidades de mercadorias de vários remetentes para vários destinatários em uma única viagem. Com isso, permite o compartilhamento de múltiplas mercadorias de diferentes remetentes que são consolidadas e transportadas no mesmo veículo. Desse modo, o veículo é compartilhado por diversas remessas menores. Isso porque, cada remessa individual não ocupa todo o espaço do veículo, sendo então possível acomodar várias remessas.
Em razão disso, esse transporte é vantajoso para empresas que não possuem o número suficiente de produtos para atingirem a capacidade do veículo. Assim sendo, o fracionamento oferece flexibilidade, uma vez que, propicia que as empresas enviem suas mercadorias de forma rápida e eficiente.
No entanto, o desafio dessa modalidade é a posição geográfica do destinatário. Isso ocorre devido ao processo de consolidação que busca a otimização da rota a ser percorrida, ou seja, reúne-se entregas com destino próximo.
Fatores a considerar:
Custo: O transporte fracionado geralmente é mais econômico para cargas menores, enquanto o transporte de lotação pode ser mais eficiente para grandes volumes.
Velocidade: O transporte de lotação pode ser mais rápido, pois não há paradas intermediárias, enquanto o transporte fracionado pode levar mais tempo devido às múltiplas paradas.
Flexibilidade: De modo geral, o transporte fracionado oferece maior flexibilidade para remessas menores e várias paradas, enquanto o transporte de lotação é mais rígido em termos de itinerário.
Grande cobertura do território: A carga fracionada é a melhor opção para cobrir perímetros urbanos, onde os veículos de grande dimensão são proibidos de circular.
Segurança: Na modalidade de lotação a mercadoria é colocada em um único veículo e só será retirada quando chegar ao seu destino. Por isso, risco de furtos e avarias na carga acabam sendo minimizados. Diferentemente do fracionado, onde a carga se movimenta muito, seja na troca de veículos seja nos centros de distribuição e possui maior risco de avarias.
Portanto, compreende-se que a escolha entre o transporte de carga de lotação e carga fracionada dependerá das características específicas das mercadorias a serem transportadas, das necessidades de prazo de entrega, do volume e peso da carga, e dos custos envolvidos. Devido a isso, é fundamental avaliar esses aspectos para determinar a opção mais adequada às suas necessidades logísticas.
A Commercelog possui os serviços de carga de lotação para mercadorias em geral, e a distribuição de cargas fracionadas, garantindo que suas cargas cheguem ao destino de forma eficiente e segura.