Nas atividades do transporte de cargas, existem diversas etapas importantes para que tudo ocorra de maneira eficiente. Assim sendo, entre essas etapas estão a armazenagem, o qual tem como objetivo o controle sobre as mercadorias, insumos e materiais. Devido a isso, esse processo requer a adoção de estratégias cruciais que visam aprimorar as operações logísticas.
Neste sentido, a armazenagem de cargas é uma parte fundamental da cadeia de suprimentos e logística, envolvendo a estocagem e a conservação temporária de produtos antes de serem distribuídos para seus destinos finais. Logo, isso também impacta diretamente na satisfação do cliente.
Posto isso, para entender melhor este assunto, a seguir, explicaremos como funciona a armazenagem de cargas e quais são suas principais especificidades. Confira:
O que é a armazenagem de cargas?
A armazenagem de cargas compreende o procedimento de armazenar as mercadorias que serão distribuídas. No entanto, essa etapa não funciona sozinha, visto que é composta por um conjunto de etapas como: recepção, descarga, carregamento, arrumação e conservação.
Em razão disso, a armazenagem tem como função principal otimizar o espaço físico disponível e, assim, aumentar a eficiência operacional e ao mesmo tempo reduzir os custos relacionados à gestão de estoque.
Neste contexto, existem diferentes tipos de instalações de armazenamento, incluindo armazéns tradicionais, centros de distribuição, depósitos de trânsito, entre outros. Assim, cada tipo é adequado para diferentes necessidades de armazenamento, como armazenamento a longo prazo, armazenamento temporário para redistribuição ou armazenamento próximo aos pontos de distribuição.
Dado isso, com um sistema eficaz de gestão de inventário é essencial para o sucesso do armazenamento de cargas. Desse modo, deve ser feito registros de todas as entradas e saídas de mercadorias, contagens de inventário regulares para garantir maior precisão de estoque e o uso de tecnologias como códigos de barras e RFID para rastrear e gerenciar os produtos.
Como funciona a armazenagem na prática?
Na prática, a armazenagem funciona de modo a organizar o estoque e abrange várias ações que assegurem o armazenamento e conservação das mercadorias. Dessa maneira, entre alguns aspectos estão:
- A segurança dos produtos e insumos;
- Uso adequado dos recursos;
- Equilíbrio nas ofertas ao longo do ano (especialmente, em época de sazonalidade);
- Prevenção de desperdícios;
- Garantir que a empresa seja produtiva;
- Tornar a mão de obra mais eficiente;
- Aperfeiçoar o processo produtivo;
- Reduzir os custos de armazenamento e outros fatores envolvidos;
- Controle de perdas da empresa.
Todavia, a armazenagem de cargas carece de atenção com elementos para que todo processo funcione adequadamente.
Os principais objetivos da armazenagem de cargas
De modo geral, a armazenagem de cargas contempla a guarda das mercadorias devidamente, de acordo com suas especificidades e exigências, a fim de garantir sua segurança e manter sua integridade. Além disso, entre outros objetivo de processo estão:
- Otimização do espaço físico adotando práticas e estruturas adequadas e relevantes;
- Aumento no giro de estoque e facilidade ao acesso das mercadorias dentro dos armazéns;
- Aperfeiçoamento da mão-de-obra qualificada, garantindo melhores condições de trabalho, além do uso de tecnologias e equipamentos;
- Controle de danos e perdas de mercadorias durante o processo logístico;
- Redução nos custos com transportes, produção e estocagem;
- Movimentação organizada de suprimentos, facilitando os processos entre as demandas e bem como fluxo de produtos em estoque;
- Promover a rápida entrega dos pedidos, assegurando melhorias nas vendas;
- Acondicionamento correto dos produtos em localização estratégica (próximos às rodovias e modais de transporte, como portos e aeroportos)
- Controle e gerenciamento do material guardado, consequentemente, facilitando o inventário.
Posto isso, o armazenamento de cargas possui função primordial na cadeia de suprimentos, garantindo que os produtos estejam disponíveis quando e onde são necessários. Além do mais, com bom gerenciamento de armazéns e uso eficiente de espaço, proporciona eficiência e redução nos custos.
Portanto, nota-se que a armazenagem de cargas é fundamental para garantir a satisfação do cliente, reduzir custos operacionais e manter a competitividade no mercado.